terça-feira, 5 de junho de 2012

Disney anuncia fim de propaganda de junk food em seus canais


NOVA YORK — A programação midiática da Disney não será mais patrocinada por junk food. A Walt Disney Co. anunciou que planeja proibir os anúncios desse tipo de comida de seus canais de televisão, estações de rádio e sites destinados ao público infantil. A decisão representa que crianças que assistam a desenhos animados na TV não verão mais propagandas de restaurantes de lanches rápidos, nem de cereais açucarados que não estejam de acordo com os padrões nutricionais da empresa. As diretrizes, no entanto, só entrarão em vigor em 2015 para cumprir os acordos publicitários existentes.

O anúncio da Disney pode pressionar outras companhias midiáticas a seguir seus passos num momento em que crescem as preocupações devido à taxa de obesidade nos EUA. Na última semana, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, propôs uma proibição para a venda de bebidas açucaradas com mais de 0,48 litro em restaurantes, cinemas e estádios da cidade. As autoridades municipais opinaram que isso impulsionará os governos ao redor do país a adotar regras similares.

A Disney disse que seus padrões se ajustam aos diretrizes federais para promover o consumo de frutas e verduras, e reduzir o consumo de sódio, açúcar e gorduras saturadas. Uma refeição completa que siga essas determinações não pode ter mais de 600 calorias. E um acompanhamento não pode ultrapassar as 200.

O diretor executivo da Disney, Bob Iger, disse que prevê uma redução a curto prazo de sua receita publicitária, mas que espera que as empresas eventualmente criem produtos que cumpram as regras para que não tenham que deixar anunciar no canal.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário