Pesquisadores da National Yang-Ming University School of Medicine, em Taipei, Taiwan, descobriram que mudanças bruscas de temperatura na atmosfera podem desencadear dores de cabeça.
A pesquisa, divulgada pela American Headache Society, mostrou que, no inverno 16,5% das enxaquecas leves foram provocadas pelo frio, em comparação com 9,5% nos meses mais quentes do verão.
Para o trabalho, a equipe recrutou 60 pacientes com enxaqueca e pediu a cada um que mantivesse um diário sobre as possíveis causas de suas dores de cabeça.
Os resultados concluíram que as mudanças climáticas não só desempenharam um papel no desencadeamento de crises de enxaqueca (em sua maioria leves), como os participantes citaram as temperaturas mais frias como as principais responsáveis.
Segundo os pesquisadores, o estudo fornece evidência que dores de cabeça estão mais associadas ao clima entre aqueles com sensibilidade à temperatura. Eles afirmam que, se os pacientes relatam sensibilidade, os médicos devem prestar mais atenção e podem recomendar agentes preventivos em determinadas épocas do ano para esses pacientes.
A enxaqueca é uma condição complexa com uma grande variedade de outros sintomas além de dor de cabeça dolorosa, como visão perturbada, sensibilidade à luz, sons, cheiros e vômitos. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e os ataques podem durar entre quatro a 72 horas.
FONTE: I SAÚDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário