Nova York- O coentro é um tempero popular bastante utilizado na culinária asiática, latino-americana e mediterrânea.
Agora, cientistas da Universidade de Beira Interior, em Portugal, relatam que o óleo extraído das sementes de coentro pode matar bactérias associadas a doenças transmitidas por alimentos, como a E.coli.
O óleo de coentro é utilizado há séculos como remédio popular no tratamento de diversas doenças. Pesquisadores também já haviam descoberto que ele podia diminuir as cólicas e ajudar na digestão, aliviar infecções provocadas por fungos e reduzir a náusea.
Embora já tenha sido sugerido anteriormente que o óleo podia agir como antibacteriano, este foi o primeiro estudo a decifrar exatamente como ele age.
Os pesquisadores descobriram que o óleo de coentro consegue danificar a membrana das células da bactéria. Com isso, ele inibe processos celulares essenciais, como a respiração, causando a morte da bactéria, relatam os pesquisadores.
Eles testaram os efeitos do óleo de coentro em doze cepas de bactérias, incluindo a E.coli, a salmonela e a MRSA, bactéria do tipo estafilococo resistente a antibióticos. Segundo os pesquisadores, a maioria das bactérias morreu após o contato com uma solução contendo menos de 1,6 por cento de óleo de coentro.
Os pesquisadores acreditam que, com a realização de mais testes, um dia o óleo poderá ser amplamente utilizado como conservante de alimentos, para evitar a contaminação por bactérias.
O estudo foi publicado na edição atual da revista The Journal of Medical Microbiology
FONTE: INFO
Nenhum comentário:
Postar um comentário