A nutricionista de Sorocaba (SP) Rafaela de Oliveira Fernandes explica a diferença que existe entre alergia e intolerância alimentar. “A alergia alimentar é uma reação adversa aos alimentos desenvolvendo reações imunológicas (consideradas alergias). Na maioria das vezes caracterizadas por reações entre antígenos e anticorpos, que ao identificar que determinados alimentos chegaram ao aparelho digestivo ele é reconhecido como se fosse uma ameaça, e o organismo desenvolve uma reação para combatê-lo, acreditando que uma substância alimentar inofensiva para o organismo possa ser perigosa”. A nutricionista aponta leite, ovo, trigo, frutos do mar e alguns vegetais como sendo os alimentos que causam alergia mais comumente, por apresentarem alto teor de proteína.
“Já na intolerância alimentar, o organismo é incapaz de fazer a digestão do alimento. Neste caso não se trata de uma reação exagerada do nosso sistema imunológico, apenas de uma incapacidade em lidar com a presença do alimento no organismo, podendo haver uma deficiência da enzima responsável por fazer a digestão de determinado nutriente presente naquele alimento. Alguns exemplos mais comuns de intolerância alimentar são a intolerância à lactose, glicose e à frutose e as relacionadas com conservantes, corantes e intensificantes de sabor”, explica Rafaela.
De acordo com a especialista, os sintomas das reações alérgicas e da intolerância são parecidos. Podem ser relacionados ao sistema gastrointestinal, como vômitos, diarreia e distensão abdominal, ou manifestações dermatológicas, como edema (inchaço), dermatite (vermelhidão) e urticária (coceira) e ainda respiratória, como tosse crônica, rinite e otite.
FONTE: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário