quinta-feira, 5 de julho de 2012

DIFERENÇA ENTRE GRIPES E RESFRIADOS (MITOS X VERDADES)


Gripes e resfriados são problemas comuns, sobretudo nas temporadas mais frias do ano. Nesses meses, é frequente também o maior fluxo de clientes no ponto de venda à procura de antigripais e informações sobre os quadros. 

Porém, tão grande quanto o aparecimento das doenças no inverno é o número de mitos e teses incorretas sobre as doenças e as maneiras diversas de aliviar seus sintomas. Confira, a seguir, um especial com 10 Mitos e Verdades. Informe-se e mantenha seus consumidores atualizados. As dicas são da infectologista do Hospital Leforte, Dra. Raquel Muarrek. 

1. GRIPES E RESFRIADOS SÃO FORMAS DIFERENTES DA MESMA DOENÇA 

MITO. São duas doenças diferentes. “A principal diferença entre as duas é o agente ‘vírus’ causador. A gripe é ocasionada somente pelo vírus influenza, enquanto o resfriado pode ser desencadeado por rinovírus e coronavírus, entre outros”, ensina.
Quanto aos sintomas, os da gripe costumam aparecer mais abruptamente, ocasionando febre alta, dores no corpo, mal-estar geral e risco de complicações. Já o resfriado surge com sintomas mais brandos, que permanecem por um período menor, podendo vir acompanhados ou não de febre. Os vírus do resfriado acometem apenas o nariz e a garganta.

2. A MUDANÇA CLIMÁTICA ABRUPTA PODE AJUDAR A DESENVOLVER UM AMBIENTE PROPÍCIO ÀS DOENÇAS

VERDADE. Segundo a médica, a mudança climática pode induzir o aparecimento não somente do resfriado, mas também de outras doenças respiratórias como a gripe. “Quando ocorre a queda de temperatura as pessoas tendem a permanecer em ambientes fechados e de pouca ventilação, e, com isso, o vírus pode ser mais facilmente disseminado”, complementa.


3. ANDAR DESCALÇO OU SEM AGASALHO PODE ACARRETAR GRIPE

MITO. Segundo a infectologista, ainda não se têm evidências concretas a respeito da relação entre estar exposto à friagem e desenvolver gripe ou resfriado. 
Porém, o que está provado é que, quando expostos a temperaturas inferiores à do corpo, este tende a perder calor para o ambiente. Com isso, os órgãos reguladores da temperatura corporal são acionados, fazendo,  por sua vez, com que mecanismos sejam ativados para manter a temperatura ideal. 
O quadro, de acordo com a médica, pode não desencadear diretamente gripes ou resfriados, mas dificulta o transporte de agentes de defesa que atuam nos locais prováveis da infecção.

4. A INGESTÃO FREQUENTE DE VITAMINA C IMPEDE O APARECIMENTO DOS QUADROS

MITO. Pode ajudar a evitar infecções, mas não impede de todo. Segundo a médica, não existe ainda evidência clínica de que a ingestão frequente de vitamina C faz com que um indivíduo se torne mais resistente a gripes e resfriados. “Sabemos, porém, que a vitamina C pode ajudar a evitar algumas doenças infecciosas, já que atua no sistema imunológico devido à sua participação em reações químicas no organismo”, avalia a Dra. Raquel.
A médica completa: “agora, no caso de um indivíduo com déficit de vitamina C, este sim pode estar mais suscetível a desenvolver doenças infecciosas”. Além disso, existe outro importante quesito sobre a ingestão da vitamina: o abuso.
Acontece que o organismo só aceita uma quantidade limitada de vitamina C por períodos. O excesso, portanto, seria descartado naturalmente, o que ainda poderia acarretar diversas outras consequências do uso abusivo.


5. A VACINA CONTRA GRIPE EVITA TOTALMENTE O APARECIMENTO DA DOENÇA

MITO. “O vírus da gripe passa por constantes mutações, e a vacina só proporciona imunidade para os três subtipos de maior circulação no ano”, esclarece a Dra. Raquel. 

6. INGERIR BEBIDAS GELADAS FAVORECE, DE ALGUMA FORMA, O APARECIMENTO DAS DOENÇAS

MITO. As doenças, como foi explicado, ocorrem por contato com o vírus. Para a Dra. Raquel, a melhor maneira de prevenção contra elas é não frequentar lugares fechados com aglomerações de pessoas, lavar as mãos e evitar o contato das mãos com o nariz, os olhos e a boca.


7. A INGESTÃO DE LÍQUIDOS É UMA BOA MANEIRA DE SE RECUPERAR 

VERDADE. Segundo a profissional, a ingestão abundante de líquidos como a água é fator essencial para a plena recuperação do paciente. 


8. O REPOUSO TAMBÉM É ESSENCIAL PARA A MELHORA DOS SINTOMAS DAS GRIPES

VERDADE. Segundo a infectologista do Hospital Leforte, o repouso é uma medida fundamental para restaurar a  energia do paciente, influenciando diretamente na recuperação.


9. OS ANTIGRIPAIS VENDIDOS EM FARMÁCIAS NÃO COMBATEM A DOENÇA, MAS ALIVIAM OS SINTOMAS

VERDADE. As infecções causadas pelos vírus da gripe e resfriado são combatidas diretamente pelo próprio organismo, enquanto os antigripais atuam no alívio dos sintomas como dor de cabeça, de garganta, no corpo e febre.


10. PESSOAS GRIPADAS DEVEM EVITAR TOMAR SOL

VERDADE. “A exposição pode fazer com que aumente a temperatura corporal, intensificando alguns sintomas dos pacientes de gripe, como a febre, devido à dilatação dos vasos decorrente do calor”, esclarece a Dra. Raquel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário