sábado, 21 de julho de 2012

SÃO PAULO FICA EM ESTADO DE ATENÇÃO DEVIDO À BAIXA UMIDADE DO AR

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção às 12h07 deste sábado em decorrência da baixa umidade do ar. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, a umidade estava em torno de 27% por volta das 13h.



Após o frio da madrugada, o sol apareceu e as temperaturas estavam amenas em São Paulo por volta das 13h, com os termômetros marcando em torno dos 22ºC. A umidade pode cair ainda mais no decorrer da tarde. Já as temperaturas devem voltar a cair à noite, podendo chegar aos 12ºC.

Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência.

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.

Com umidade abaixo dos 30%, as recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h e umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. A Defesa Civil também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.




FONTE: FOLHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário