sábado, 22 de setembro de 2012

DROGAS "MADURAS" SUSTENTAM BOA PARTE DO MERCADO DE GENÉRICOS NO BRASIL


Embora desde 2007 uma série de patentes que começaram expirar representam oportunidade de incremento nas vendas da indústria de medicamentos genéricos, os medicamentos maduros, com registros entre os anos de 2000 e 2003, representam 85% do volume total de medicamentos vendidos em unidades no segmento. Em valor, a participação das drogas maduras chega a 79%.
Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (ProGenéricos), com base nas estatísticas do IMS Health, instituto que audita o mercado farmacêutico no Brasil e no mundo.
De acordo com a entidade, isso significa que o mercado de genéricos está passando por uma fase de amadurecimento, o que deve sustentar o crescimento do setor nos próximos anos, a medida que médicos e consumidores forem migrando tratamentos para drogas mais modernas e com maior valor agregado. " Nossa meta é atingir 45% de participação de mercado até 2020. Mas, mais importante do que isso, é continuarmos promovendo acesso por meio de medicamentos seguros e eficazes" , afirma Telma Salles, presidente da ProGenéricos.
O resultado do estudo pode também ser confirmado na relação dos medicamentos genéricos mais vendidos no país. De acordo com o ranking das 20 drogas mais comercializadas, apenas 1 possui registro posterior a 2003.
Peso dos genéricos
O bom momento vivido pela economia brasileira nos últimos anos, que se converteu em aumento da renda da população, contribuiu de forma decisiva para o crescimento do mercado brasileiro de medicamentos. Ainda com a base nos dados da IMS Health, estudo da ProGenéricos concluiu que o mercado farmacêutico brasileiro cresceu 91,3% entre 2003 e 2011. Ao excluir a participação dos genéricos no mercado, o crescimento é bem mais modesto, ficando na casa dos 55,8%. Isso mostra o peso do segmento na indústria farmacêutica brasileira e na ampliação do acesso.
Com 101 laboratórios produtores, 391 fármacos registrados em 3331 apresentações comerciais, os genéricos hoje conseguem cobrir mais de 90% das necessidades de tratamentos medicamentosos no país. É a principal ferramenta de acesso disponível no país, respondendo por 65% dos produtos distribuídos pelo programa.

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