sábado, 25 de maio de 2013

MEDICAMENTO POPULAR PARA ENXAQUECA PODE SER FATAL



A fitoterapia está na medicina tradicional chinesa há milhares de anos.
  Essa terapia, a base essencialmente de plantas, faz parte de uma ciência pautada nas experiências empíricas acumuladas ao longo de anos, e os medicamentos são divididos de acordo com a propriedade e ação de cada planta que compõe uma determinada terapia.
  Por ser um tratamento complexo, já que é preciso conhecer a fundo os efeitos de cada planta, por não haver um vasto material bibliográfico que aborde o assunto com a necessária importância, e também por se pautar em teorias filosóficas e crenças populares, a medicina ocidental não trabalha com essa vertente, pois se baseia em observações e análises científicas, possui práticas cirúrgicas, objetivas, químicas, bacteriológicas, heteropáticas e celulares, nas quais a fitoterapia, em si, não provê.
Ainda assim, muitos são os ocidentais adeptos da terapia oriental, que acreditam que os tratamentos a base de plantas e chás funcionam melhor do que as drogas produzidas e manipuladas em laboratórios.
  Um desses tratamentos é chamado de Zheng Tian Wan, uma combinação de ervas que é usada para combater as dores de cabeça e enxaquecas. Ela é regulamentada e está disponível para comercialização no Reino Unido.
  No entanto, recentemente, o seu consumo vem sendo associado a complicações graves de saúde e a morte, segundo relato das autoridades de saúde.
Os sites que vendem o Zheng Tian Wan, em seus anúncios, trazem o produto como algo livre de falhas, já que faz parte da tradição milenar chinesa. Alguns dizeres contêm a seguinte ideia: “Fórmula com uma história de mil anos que combate a dor de cabeça e enxaqueca”.
O grande problema, fato este que quase ninguém sabia e que veio à tona recentemente, é que o remédio milenar contém uma erva apelidada pelos gregos antigos de “a rainha dos venenos”, por ser tóxica para o coração e sistema nervoso.
Essa erva chamada acônito é uma planta muito venenosa que pertence à família Ranunculaceae. Possui flores azuis no formato de um elmo, raízes tuberosas e caule ereto. Apenas 10 gramas da raiz desta planta já são suficientes para matar uma pessoa, porém qualquer parte da planta, desde as folhas, caule e semente são potencialmente venenosas. O indivíduo que se torna uma vítima de envenenamento por essa planta sofre salivação excessiva, tremores, aceleração dos batimentos cardíacos e falta de ar.
O medicamento está em uma lista de ingredientes à base de plantas restritas, e a Agência de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido já emitiu uma declaração de alerta contra o uso do Zheng Tian Wan.
A declaração foi expedida após a agência notificar três suspeitas de efeitos secundários e perigosos após o uso do medicamento. Um dos pacientes sofreu com problemas nos rins, outro precisou de atendimento médico quando sofreu com tonturas e formigamento, e o terceiro paciente alegou dores, palpitações, falta de ar que só foram amenizadas quando o paciente parou de ingerir o produto chinês.
Andrea Farmer, gerente de política da Agência de Medicamentos e Produtos de Saúde, disse que os medicamentos fitoterápicos podem representar um perigo a saúde em determinadas circunstâncias. "Em certas circunstâncias, como quando acônito é tomado por via oral, pode ser extremamente perigoso”, disse.
Natural não significa seguro. Para ajudar você a escolher um produto fitoterápico que é adequado para você, procure um produto que tem um registro de ervas tradicionais ou o número de licença do produto na embalagem. Esses produtos vêm cumprindo com a qualidade aceitável e normas de segurança”, aconselha Farmer.
No Reino Unido, a venda de produtos a base de acônito não são permitidos sem que haja autorização, e apenas médicos qualificados têm permissão de prescrever o uso de acônito dependendo da circunstância e de acordo com as recomendações e leis que regem o seu consumo.
Embora seja perigoso, o medicamento é vendido principalmente pela internet, meio este quase impossível de ser controlado e fiscalizado, o que torna difícil para as autoridades de saúde, saber quais são os níveis de acônito que o medicamento possui.
"O acônito é um produto particularmente tóxico, por isso, independentemente dos níveis [que possa haver no medicamento] é aconselhável que as pessoas não comprem o produto”, disse um porta voz da agência de saúde britânica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário