Entre os diversos causadores de enxaqueca, existe um fator que pode ser responsável pela maior incidência da dor em mulheres: flutuação hormonal. Dos hormônios envolvidos, o neurologista Jan Lewis Brandes, fundador da Nashville Neuroscience Group, acredita que o estrogênio é o maior vilão.
Até as meninas começarem a menstruar, enxaquecas são mais comuns em meninos. Após essa etapa do desenvolvimento feminino, as pesquisas de Brandes revelam que 70% das dores ocorrem em mulheres. Delas, 60 a 70% identificam o desconforto relacionado ao ciclo menstrual.
As enxaquecas pré-menstruais normalmente ocorrem quando os níveis de estrogênio e progesterona caem. E, imediatamente antes de a menstruação vir, a quantidade de estrogênio no organismo despenca.
Outro estudo feito pelo Nashville Neuroscience Group revelou que 64% das mulheres que relacionam enxaqueca a fatores hormonais deixaram de ter dores de cabeça durante a gravidez, principalmente após primeiro trimestre.
Reposição hormonal durante a menopausa e o uso de pílulas anticoncepcionais têm sido identificados como causadores de enxaquecas em mulheres. A ocorrência de efeitos colaterais é menor com pílulas de níveis mais baixos de estrogênio, ao passo que não foram acusadas em anticoncepcionais com progesterona.
FONTE: NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário